top of page
Rede de Mulheres

Família Teresiana

Na Província há muitos anos que trabalhamos como Família Teresiana. Em parte foi consequência de que  nas nossas obras de Colégio como éramos  poucas Irmãs se precisava  ter um corpo de leigos “Teresianos”, isto é que não fossem somente educadores cristãos, mas Teresianos. A isso se pode acrescentar que boa parte dos professores e professoras eram ex-alunos(as)  Teresianas, e inclusive suas mães  já eram ex-alunas, e  ia se criando   mais afinidade. Sentíamos a necessidade de que   conhecessem nossa espiritualidade e no concreto, principalmente Teresa e Enrique, embora ainda de modo bastante assistemático e até superficial.


Também nos colégios  havia o grupo das ex-alunas  Teresianas que tinham bebido na fonte das nossas Irmãs mais antigas, e nos   Quartos de Hora de Oração e  nas aulas,  foram criando uma identidade Teresiana.


De modo diferente, mas  semelhante, ocorreu isso  nas obras de inserção em meios populares, chamadas num primeiro momento de Missões, no Norte e Nordeste do Brasil. Nessas comunidades as Irmãs trabalhavam  em Paróquias e obras sociais, mas a presença delas cativava  as pessoas. Embora de modo muito simples as pessoas se alimentavam da espiritualidade Teresiana e se identificavam com as Irmãs e o seu carisma. Assim, foram se criando as raízes de uma forma de Família Teresiana  inculturada nessas realidades.  
 
Foi porém nos primeiros anos do século XXI, que iniciamos de fato, de forma consciente  a formação dos leigos   que trabalhavam em nossas obras ou formavam parte da missão das Irmãs em comunidades inseridas em Espiritualidade Teresiana e aos poucos se sentiram  vinculados  como  parte de uma grande família.


Foi nesta época que iniciamos os Cursos do CETEP, (Curso de Espiritualidade Teresiana da Província) Sentíamos a necessidade de formar em teresianismo as  lideranças leigas, com as pessoas  que trabalhavam  conosco. Reuníamos na Casa provincial Irmãs e grupos de leigos que exerciam postos de liderança junto com as Irmãs. Tínhamos elaborado um projetinho de formação   que com o tempo foi se aperfeiçoando. Estes cursos na Casa Provincial  aconteceram durante vários anos. Aos poucos foi se sentindo a necessidade de  atingir a mais pessoas  e  para isso se desmembrou o Curso CETEP, regionalizando o mesmo, mas sempre tendo em conta  que as Irmãs e algum leigo que   formou parte das equipe locais ou da região, estivessem preparados   com uma formação básica.  Também  a programação foi  diferenciada  em três  etapas, válidas até hoje, mas sempre abertas a avaliação e  à mudança: 1ª etapa Teresa, 2ª etapa Enrique e 3ª etapa a Companhia e  Família Teresiana. Além dos conteúdos teóricos havia e há  formação e vivência de oração pessoal,  comunitária e litúrgica. As experiências eram e são muito bonitas onde ainda se tem  condições para que sejam realizados. Não basta fazer o CETEP para pertencer à Família Teresiana . É preciso  continuar a formação, fazer parte de algum grupo  Teresiano, assumir o compromisso da oração   e de ter algum  compromisso na missão . Isto é o que Enrique chamaria de: Conhecer-me e conhecer-Te amar-te sempre e fazer-Te conhecer e amar (a missão, a extensão do Reino).
 
Na Provincia temos as mais diversas formas de expressão de Familia Teresiana e as enquadramos nas vinculações existentes no Documento Referencial da FT são: 
Teresianas/os em Missão, Amigos Teresianos e Teresianas/os Comprometidos em Projetos.

Rede de Mulheres

- O que é a Rede de Mulheres?

São mulheres leigas e irmãs se reunindo, se organizando, articulando, estudando, refletindo, participando e intervindo no processo de libertação e Cidadania na sociedade enquanto mulher.

- Referência que impulsiona a Rede:

O Carisma Teresiano. Enrique de Ossó e Teresa de Jesus são as fontes onde cada mulher e a Rede bebe e encontram muitas luzes para buscar como

JT

JT- Juventude Teresiana

A Juventude Teresiana (JT), que se consolidou como grupo em julho de 2013 durante a JMJ no Rio de Janeiro; são grupos de jovens de diferentes contextos, que mantendo suas características locais, culturais e estilos próprios, somam à sua vivencia elementos do Carisma Teresiano. A Juventude Teresiana  tem uma metodologia que procura adaptar-se à realidade em que os jovens estão inseridos. Como forma de aproximação e conhecimento da Espiritualidade Teresiana é oferecido aos jovens: o projeto “Escola de Formação”, oficinas, momentos orantes,

MTA
Amigos de Jesus

MTA

O Movimento Teresiano Apostólico (MTA) uma associação internacional privada de fiéis leigos com personalidade jurídica que participam do Carisma da Companhia de Santa Teresa de Jesus. Sua sede se estabelece na Casa Geral da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Via Valcannuta 134, Roma.

 

O MTA rege-se por seus Estatutos, assim como pelas disposições contidas no Código de Direito canônico e outras regras canônicas que resultam de aplicação.

Amigos de Jesus

É o primeiro momento da vida do Grupo MTA. O que as crianças desejam? As crianças querem nesta etapa ser autovalorizados e aceitos no movimento para melhor relacionar-se consigo mesmo e com os outros para assim engajar-se no crescimento da fé e no diálogo diário com o amigo Jesus.

Nesta fase, a criança deseja desenvolver-se e ser percebido como alguém que colabora na transformação da sociedade. Deseja ser acolhido com dignidade e na amizade, sonhando com um ambiente de diálogo e descontração, onde possa manter essa amizade com relacionamentos livres.

mulher a autonomia, reeducação, libertação e Cidadania, ocupando seu lugar no mundo e transformando a sociedade.

 

Por quem é constituída ?

Por diferentes mulheres que rompem seu isolamento, que se vinculam em um desses grupos de mulheres, e os mesmos orientados desde o Carisma Teresiano se unem em diferentes lugares formando a Rede, são lincados pelo carisma Teresiano, com atividades comuns a todos os grupos e a causa da libertação das mulheres.

- Coordenações dos grupos:

São realizadas pelas mulheres dos grupos, que escolhem suas coordenações com a orientação da Rede

- Assessorias dos grupos de mulheres:

Nos lugares onde tem comunidade de irmãs, é realizada por uma Irmã da comunidade.

COORDENADORIA NACIONAL DA REDE:

É formada por três representantes das mulheres, que atualmente são: Maria Raimunda Tavares, Helena Maria Miranda e Eliene, e algumas irmãs compõem a coordenação assessorando, são elas: Claudean dos Santos Miranda, Beatriz Bretos e Gorete Nascimento, a Ir. Maria de Jesus assessora a nível Brasil a Rede e as coordenadoras dos grupos.

LOCALIDADE ONDE SE ENCONTRA A REDE DE MULHER ES TERESIANAS NO BRASIL:

Pará, Maranhão, Goiás

 

LINHAS DE AÇÕES DA REDE:

  • Combate ao Racismo, Machismo Desigualdade Social e o Capitalismo, Desinformação e a falta de aceso a Educação, Exploração e intolerância pôr do meio da região e espiritualidade e a destruição do Meio Ambiente.

 

AÇÕES REALIZAS PELA DA REDE:

- Colabora nas organizações locais dos grupos;

- Articula os grupos e as mulheres entre si, realizando encontros nacionais e anuais dos grupos da rede: onde planeja ações para a rede como um todo e os grupos locais, realiza formações, lazer, retiros;

- Acompanha os grupos locais, nas implementações de ações planejada pela rede, por exemplo, retiro;

- A rede oferece suporte, parceria e assessoria ao movimento irmão de cada grupo da rede de mulheres, que nasceu e está crescendo. É o Movimento das Seguidoras de Teresa de Teresa de Jesus;

AÇÕES QUE IMPACTAM:

- Compromisso das mulheres com a Rede, umas com as outras estabelecem laços de companheirismo, fraternidade, solidariedade, partilha, outra forma de pensar a vida em família e também em sociedade, buscando sempre gerar vidas por onde caminham, é um espaço onde as mulheres vão vivenciando e se desenvolvendo enquanto pessoa e cidadã, a responsabilidade com a participação e a auto sustentabilidade da própria rede.

- Processo coeducativo das mulheres, juntas desconstroem aprendizagens machistas, racistas, colonialistas e capitalistas e reconstroem novas aprendizagens nas linhas desconstruídas:

- Reconstroem o empoderamento, autonomia, a inclusão, relação de suspeita, articulação, companheirismo, cumplicidade, responsabilidade e compromisso umas com as outras, sujeita de direitos;

- Constroem relação antirracista, fortalecimento da identidade étnica, relação tolerante a diferenças e diversidades como fonte de riqueza e de vinculação. Tomam consciência do racismo institucional presente na sociedade e suas consequências, percebem e se compreendem como mulheres negras e índias construtoras das riquezas do Brasil e negadas no uso e fruto dessa mesma riqueza.

- Aprendem a valorizar a própria cultura produzida pelas mulheres, vão acreditando em si, a buscar as referências em mulheres indígenas, negras, judias. Aprendem relações de circularidade onde todas vão sendo valorizadas e democratizam os saberes, gostam de produzir conhecimentos através de Seminários e outras metodologias.

- Tentativas de processo de relações financeiras anticapitalistas, por meios de produções mais coletivas, solidarias e aprofundamentos no meio de produções, dos povos indígenas, comunidades afrodescendentes e MST.

- Forte vivência desde a Espiritualidade Teresiana, percebendo em Enrique de Ossó o homem que conta com a participação das mulheres na transformação da sociedade e sonha com mulheres autônomas e espirituais como Santa Teresa de Jesus, uma referência de mulher com quem se conecta como companheira e dela aprendem a viver o seu ser mulher nos dias de hoje, desvinculando o machismo, o preconceito do querer de Deus e sua imagem.

A Rede de Mulheres Teresianas Buscando a Libertação é um espaço onde diferentes mulheres se juntam saindo do isolamento e, tecem, constroem, produzem, vivenciam pouco a pouco um mundo como sonham para as mulheres e na sociedade, espaço de inclusão, empoeiramento, participação de todas as mulheres especialmente as negras e índias.

retiros, seminários, encontros regionais e nacionais. É oferecido também vivencias missionarias, as quais tem motivado os jovens a compartilharem sua generosidade e encantamento no seguimento de Jesus Cristo. Os jovens da JT se organizam a partir de uma equipe nacional formada por jovens e irmãs de cada realidade.

O MTA, como um movimento de leigos/as na Igreja,contribui como um fermento, na construção do Reino (Cfr. C.L. 15, LG 31). Seus membros se comprometem a seguir um caminho de oração e compromisso apostólico, animados/as pela vida e a palavra de Teresa de Jesus e Henrique de Ossó. Por sua maneira de viver na família, no trabalho e na diversão, consagrando o mundo a Deus (L.G 34). O distintivo fundamental do Movimento é conhecer e amar a Jesus e fazê-lo conhecido e amado vivendo o compromisso cristão sendo apostolo no seu próprio ambiente.


O MTA é parte da Família Teresiana que está formada pelas Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus, leigos/as e sacerdotes que partilham o carisma e a espiritualidade apostólica de Santo Henrique de Ossó.


O MTA participa da vida e missão da Igreja, trazendo a riqueza de seu próprio carisma e contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária. Reconhecemos que a comunhão eclesial é um dom do Espírito Santo, que o MTA é chamado a acolher com gratidão e viver com um profundo senso de responsabilidade. A nossa espiritualidade é Teresiana: "O mundo está envelhecendo, extingue-se a luz da fé e sufoca a chama da caridade(...) Deus, que não quer a morte dos pecadores, mas que se converta e viva. Deus que curou as nações, deixou em seu seio as sementes de vida e restauração (...) Algumas brasas de fogo divino esperam quem um sopro poderoso as avive, que uma mão as dêem combustíveis. Onde está essa mão? Onde está esse sopro? Quem vai renovar esses carvões que vão se apagando? "(E. de O. vol. 1, p. 206)

bottom of page